Eficiência energética na indústria de plásticos

São Paulo – Os processos térmicos envolvidos na fabricação de produtos plásticos tornam esta indústria uma consumidora intensiva de energia elétrica. Além dos equipamentos destinados à moldagem em si, sistemas de ar comprimido, refrigeração de moldes e torres de resfriamento de água apresentam altos níveis de demanda.

Examinar em detalhe cada um dos processos e saber das possibilidades de racionalização do uso deste importante insumo, que é a energia elétrica, pode representar uma economia de custos importante, especialmente neste momento em que a indústria de plásticos sofre forte pressão de custos devido ao aumento dos preços da matéria-prima.

Conhecer aspectos do mercado livre de energia, assim como a diversidade da matriz energética brasileira e as várias possibilidades que ela oferece também pode ajudar a compor uma solução customizada para cada empresa.

Estes assuntos serão discutidos no Webinar PI para a Eficiência Energética, que terá como tema “Gerenciamento do uso de energia elétrica na indústria de plásticos” e acontecerá na próxima terça-feira, dia 27/10. Ele integra a programação da Semana da Eficiência Energética, evento on-line que será promovido pela Aranda Eventos entre os dias 26 e 29 de outubro.

Com moderação da jornalista Hellen Souza, editora da Plástico Industrial, o Webinar PI para a Eficiência Energética contará com a participação dos profissionais:

Jordão Gheller Jr. Gerente de Operações do Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, localizado em Esteio, Rio Grande do Sul. Doutor e mestre em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com ênfase em processamento de polímeros, é graduado também em Química Industrial pela mesma universidade e especialista em Tecnologia e Consultoria Empresarial. Atuou como professor nos cursos de engenharia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), tendo também mais de 15 anos de experiência desenvolvendo novos produtos e processos para a indústria de polímeros. Desempenha hoje funções nas áreas de educação, metrologia, consultoria, inovação e pesquisa aplicada no Senai.

Victor Hugo Iocca. Gerente de Energia Elétrica da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE). Engenheiro eletricista formado pela Universidade de Brasília, Victor possui especialização em regulação pelo European University Institute e MBA em Economia e Gestão Empresarial pela Escola de Negócios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ). Trabalha na ABRACE há 10 anos com regulação, eficiência energética e aprimoramento da qualidade da energia para a indústria. Na instituição, que reúne 55 dos maiores grupos industriais brasileiros, consumidores intensivos de energia, Victor coordena grupos técnicos, elabora análises e estudos técnicos e apoia o Projeto Aliança, iniciativa  para incentivar a eficiência energética em plantas industriais.

O evento acontece na próxima terça-feira, dia 27/10/20, às 17h30 e as inscrições podem ser feitas aqui.
Fonte: Arandanet

Deixe um comentário