No mundo, nada se cria. Essa equação não fecha

A Energia é objeto de estudo no campo das ciências exatas, e realmente no mundo nada se cria, se transforma, um constante ciclo vicioso.

Qual o maior apelo ao utilizar a Energia Solar?

Embora seja impagável o apelo ecológico, a Sustentabilidade, a grande percepção esta esta focada na economia finaceira. O desenvolvimento, a expansão da tecnologia, deve-se a substituição de outras fontes de energia, seja ela de fontes fósseis, carvão, nuclear e até mesmo hidráulica pela Solar, de graça, depende apenas de investimentos para instalaçãodos sistemas.

A Energia Solar tem sua expansão em modelo diferente das outras fontes, seu volume expressivo é dado, implantado pela iniciativa privada, ao contrario das demais onde o estado controi as usinas seja de pequeno, medio ou grande porte, sejam hidreletrica, termeletricas, nucleares.

O aquecimento global, que tem causado períodos de secas e desertificação em alguns lugares do Brasil, além do calor extremo, é fundamental que seja necessário encontrar novas soluções para o consumo responsável de energia sem consumir os recursos naturais que temos.
Por isso, um aliado para as casas e empresas brasileiras tem sido a economia que a energia solar tem trazido a quem tem recorrido a essa nova forma de consumir energia aproveitando um bem muito comum em nosso país: o sol em abundância.
O Brasil é um país, dos mais privilegiados em termos de Incidencia Média Solar Anual, quase 100 maior do que na Alemanha, o que nos permite usar essa tecnologia em todos os lugares do país.
E, nesse texto, vamos responder algumas dúvidas que possam ficar ao instalar a energia solar.
O aproveitamento da Energia Solar é viavel finaceiramente?
Sim! Conheça as vantagens econômicas da energia solar para o bolso e para a natureza.
As vantagens econômicas da energia solar
Estudos comprovam que a economia com a energia solar pode chegar a 80% na conta de luz mensal. Além disso, o retorno do investimento feito pode acontecer em média depois de três anos, o que comprova a viabilidade finaceira.
Como utilizar a energia solar
O funcionamento do sistema de energia solar é simples, fácil de se entender e, ao mesmo tempo, pensado na economia. É composto essencialmente por:
    • Placas Solares, ou coletores solares;
    • Aquecedores;
    • Inversores;
    • Rede de distribuição elétrica e/ou hidraulica.
O painel coletor solar recebe a irradiação da luz que incide em uma superfície foto sensível gerando uma corrente elétrica nos seus terminais a qual é conectada aos inversores, que transformam o a corrente continua da placa em corrente alternada. A energia gerada e não consumida no local, é injetada na rede publica da distribuída local.
No caso dos Sistemas de Aquecimento, o painel coletor solar recebe a irradiação da luz que incide em uma superfície que aquece e transfere o seu calor para a agua que circula por uma tubulação em forma de serpentina, na verdade esse painel é trocador de calor, um radiado “ao contrario” tendo essa agua aquecida direcionada ao um acumular, reservatorio, mais conhecido como Boiler. Esse Boiler é dimencionado para suprir o uso diario da residencia, imóvel.
Outra solução que vem sendo desenvolvida pela Alpha Tecnics  é a energia solar compartilhada. Essa opção esta sendo implementada desde 2019, no qual consumidores residenciais ou comerciais podem se unir em regime de cooperativa e que façam a instalação de um mini gerador de energia solar e fazem o uso compartilhado da energia produzida, produzindo economia da energia solar
Energia solar: desvantagens e vantagens
Temos visto o uso constante da energia solar em residências e comércios. O uso da energia limpa e sustentável traz diversas vantagens, como:
    • Não é poluente;
    • Manutenção mínima;
    • Potência dos painéis solares;
    • Solução para locais remotos.
Mas nem tudo são vantagens. Mesmo com a economia, a energia solar traz algumas desvantagens, como:
    • Variação da produção solar de acordo com o clima;
    • Não produz durante a noite;
    • Armazenamento insuficiente, em alguns casos.
Para ter economia com energia solar, faça a contratação de um sistema eficiente, com placas solares que façam o aproveitamento máximo da luz e dos equipamentos adequados e que façam o melhor aproveitamento da energia produzida.
A Alpha Tecnics um departamento de engenharia especializada para que você tenha o máximo em economia e eficiência energética em casa ou na sua empresa